sábado, 5 de janeiro de 2008

Prémios de Teatro Guia dos Teatros 2020!



Como já aconteceu em anos anteriores o Guia dos Teatros vai voltar a atribuir os Prémios de Teatro Guia dos Teatros, desta feita referentes ao ano de 2019 e que serão entregues em Maio de 2020 referentes às seguintes categorias:

- Melhor Peça
- Melhor Encenador
- Melhor Texto Original Português
- Melhor Adaptação
- Melhor Tradução
- Melhor Espectáculo Solo
- Melhor Espectáculo Infantil
- Melhor Actor
- Melhor Actriz
- Melhor Actor num papel Secundário
- Melhor Actriz num papel Secundário
- Melhor Elenco Conjunto
- Melhor Actor/Actriz Revelação
- Melhor Musical
- Melhor Musica Original
- Melhor Direcção Musical
- Melhor Cenografia
- Melhores Figurinos
- Melhor Coreografia
- Melhor Desenho de Luz
- Melhor Desenho de Som
- Melhor Espectáculo Não Profissional
- Melhor Equipa de Produção
- Melhor Sala de Teatro

Serão ainda entregues pela organização o Prémio Carreira, Prémio Guia dos Teatros, Prémio Técnico, Prémio António Pedro, Prémio Fernando Amado, Prémio Frederico Valério e Prémio Mecenas.

Como aconteceu o ano passado (e agora por motivos óbvios), este ano os Prémios Guia dos Teatros, não terão entrega de prémios presencial. 


Os Prémios Guia dos Teatros
Quem é o júri?

O Guia dos Teatros é um blog de apoio ao público em geral, um objecto de divulgação de trabalhos performativos em Portugal e estrangeiro e ainda uma ferramenta de apoio a profissionais na divulgação de castings, workshops e outros.
Como tal, o júri é quem frequenta este blog, portanto o público de teatro em geral que atribui os prémios através do envio das suas nomeações para as 24 categorias.

Na primeira edição não foi criada uma short-list, nem achamos necessário criar em edições futuras por ser automaticamente limitativo aos gostos do público. Cada um deverá votar nas peças e espectáculos que mais o marcaram no ano que passou.

A votação estará aberta on-line até fim de Abril. E não se esqueça que um voto pode perfeitamente decidir a vitória.

Serão ainda entregues alguns prémios extra decididos pela organização do Guia dos Teatros que quer assim desta maneira homenagear algumas figuras, empresas ou entidades que tenham sido preponderantes para o avanço na área das artes performativas do ano que passou.

Quem é elegível?
Todas as produções profissionais que tenham estado em cena em Portugal entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019 são elegíveis para os Prémios Guia dos Teatros.

Foi ainda acrescentada a categoria de Melhor Espectáculo Não Profssional, para todas as companhias Não Profissionais. Atenção que todos os espectáculo não profissionais inseridos nas restantes categorias não serão contabilizados.

Como são monitorizadas as votações?
A votação é limitada a um voto por pessoa e há uma rígida monitorização para um resultado o mais justo possível e de maneira a que qualquer tentativa de falsificação seja quebrada. A monitorização é feita de várias maneiras, desde o registo dos e-mails, verificações técnicas e análises estatísticas. No entanto, por muito rigorosos que sejamos, não podemos prever a mobilização de grupos de fãs de produções ou profissionais, que são inerentes, e legítimas, em qualquer espécie de votação popular neste género.

Como saber que peças estiveram em cena?
O melhor é usar o Google e procurar se a peça na qual queremos votar esteve em cena no ano de 2019. No entanto o Guia dos Teatros pediu a todas as companhias nacionais através de e-mail que nos enviassem a informação das produções que tiveram em cena no ano de 2019, e estamos ainda à espera de respostas. A lista está  publicada neste blog, aqui, sendo que está em constante actualização, porque continuamos a aceitar o envio de peças, espectáculos, correcções, adições e afins.